Abdômen definido em três passos simples
Este objetivo é tão popular que pra todo lugar que você olhe no mundo fitness, é possível encontrar livros, métodos e treinos especiais, tudo para que você finalmente consiga o famoso abdômen definido.
- Eles não são de graça;
- Eles prometem um abdômen definido em uma semana, 30 dias ou outro prazo curto que faz com que qualquer pessoa fique curiosa;
- Eles podem exigir que você compre algum tipo de suplemento que é “essencial” para que o método funcione;
- Eles geralmente são desnecessariamente complexos e algumas vezes forçam você a fazer coisas absurdas (e até perigosas);
- Eles nunca funcionam.
A maioria desses programas que prometem definir o abdômen em semanas geralmente exploram a preguiça e ansiedade das pessoas, mostrando um caminho fácil e sem sacrifícios.
Como nada no mundo da musculação costuma ser fácil ou sem sacrifícios, a pessoa acaba não tendo resultados e ainda pensa que a culpa é dela.
Com isto dito, não pense que definir o abdômen é uma tarefa de outro. Na verdade, é uma tarefa relativamente simples.
O problema é que simples não é sinônimo de “rápido”.
Como ter um abdômen definido
1 – Mantenha-se em déficit calórico para perder gordura
Sabe aquele cara que nunca pisou numa academia, mas é extremamente magro, e de alguma forma tem o abdômen definido ?Pois é.
Assim como ele, você já tem definição no abdômen também, ela só não aparece devido a quantidade de gordura abdominal que você tem.
Duvida ?
Force o abdômen agora mesmo e passe os dedos, é bem possível que você consiga até sentir a divisão dos gomos, mas no espelho você não vai ver nada além do furo do seu umbigo.
Fora isso, não importa o que você faça, até que você diminua o percentual de gordura, o abdômen não será definido.
Infelizmente, a gordura na região do abdômen demora mais para desaparecer – é a região mais chata do corpo pra perder gordura.
Isto significa que você terá que ir perdendo gordura do corpo inteiro para então começar a ver o abdômen definir.
E por mais que propagandas de produtos e métodos tentem dizer que você pode perder gordura somente no abdômen e ficar “trincado” em semanas, isso é altamente improvável.
Redução localizada de gordura só acontece se sua genética permitir que você perca gordura de um determinado lugar primeiro (dica: geralmente não é na barriga).
Para definir o abdômen você terá que criar um déficit calórico e se manter nele até perder gordura suficiente para que o abdômen apareça.
Em suma, você precisa fechar a boca. Não tem como fugir.
E para dar um ponta pé inicial neste objetivo, os itens a seguir serão os que mais terão um impacto no seu abdômen:
- Comece retirando todos os lixos óbvios da sua dieta como açúcares, refrigerantes, fastfood, bolos, etc…
- Em conjunto da primeira dica, tenha certeza de excluir gordura trans da sua dieta. Este tipo de gordura é altamente inflamatória, e sabe o que altos níveis de inflamação causam ? Resistência a insulina, o que de quebra aumenta o acúmulo de gordura na região do abdômen.
- Evite consumo excessivo de álcool. Muitos estudos correlacionam o consumo de álcool e maior acúmulo de gordura na região do abdômen, e o inverso também é verdadeiro (menos álcool, menos gordura abdominal).
- Tenha certeza de estar consumindo a quantidade mínima de proteína por dia para alguém que treina. Proteína é essencial para construir massa muscular e também é o macronutriente que mais aumenta o seu metabolismo para ser metabolizado pelo corpo.
- Evite o máximo possível de estresse. Estresse aumenta a liberação de cortisol e quanto maior e constante os picos deste hormônio, maior são as chances de você acumular gordura desnecessariamente.
- Dê prioridade ao horário do sono. Apenas uma noite mal dormida já pode influenciar sua sensibilidade a insulina, o que, como já vimos, pode fazer com que você acumule gordura mais facilmente.
- Insira vinagre de maçã e canela em sua dieta. Ambos os alimentos podem melhorar a sua sensibilidade a insulina.
- Seja paciente. Homens geralmente precisam atingir cerca de 10% de gordura para que o abdômen fique definido, já mulheres precisam de 12-14% de gordura.
2 – Foque-se no treino pesado (não necessariamente com o foco em definir o abdômen)
Calma, vamos explicar.Por mais que os olhos das pessoas brilhem ao ver treinos complexos com vários exercícios, dropsets e esquemas complicados de séries e repetições para definir abdômen, sinceramente, os exercícios que mais vão influenciar o seu abdômen sempre serão estes dois:
- Empurrar pratos: quando você começar a ficar satisfeito, você empurra o prato em vez de continuar comendo por pura gula.
- Balançar a cabeça: quando alguém tentar sabotar seu plano te oferecendo alimentos que vão destruir a sua dieta, você balança a cabeça de um lado para o outro e diz: “não, obrigado”.
Você provavelmente está rindo (ou com raiva) neste momento, mas a grande verdade é que definir o abdômen é mais uma questão de manter o percentual de gordura baixo do que treinar de maneira específica.
A questão é que treinar pesado (o corpo inteiro) vai ajudar você a manter massa muscular e queimar gordura mais rápido.
Além disso, muitos exercícios compostos, quando feitos com o máximo de carga, recrutam o abdômen.
Por exemplo: se você faz levantamento terra e agachamento com pesos consideráveis, é bem provável que o seu abdômen já seja forte.
Mesmo assim, você pode adicionar pelo menos dois exercícios específicos para abdômen, fazendo-os em dias alternados (exemplo: segunda, quarta e sexta) e com 3 séries de 8 a 15 repetições para cada exercício.
Também não é necessário criar raízes no chão e fazer 2 milhões de abdominais por série.
Independente de qual exercício você escolher, foque-se na contração do abdômen em cada repetição e use cargas para sobrecarregar o músculo no número de sugerido de repetições.
Exemplo de treino efetivo para definição do abdômen:
1 – Abdômen na polia (com carga) – 3 séries de 20 repetições3 – Use jejum intermitente para acelerar os seus resultados
Por mais que tenha ficado claro que o principal fator que vai influenciar na definição do abdômen é a dieta, o real problema é, de fato, conseguir controlar a dieta e mudar hábitos destrutivos que já estão enraizados.É muito fácil falar que você precisa cortar as porcarias da dieta, não ingerir álcool, reduzir a ingestão de calorias, queimar gordura suficiente até o abdômen aparecer e treinar pesado.
Mas se fosse fácil fazer, todos já teria um abdômen definido.
E pensando neste quesito, o uso do jejum intermitente pode melhorar seus hábitos de forma mais rápida ao mesmo tempo que acelera o processo de queima de gordura.
Como ?
De forma extremamente resumida, quando estamos em jejum, nossos níveis de insulina ficam baixos, isto inibi o apetite e estimula a produção de vários hormônios que promovem a queima de gordura corporal.
E como no jejum intermitente ficamos ficamos sem comer por cerca de 16h a 20h e só podemos nos alimentar no que sobrar do dia, mesmo que você queira comer bastante, isso vai ficar muito mais difícil.
Em suma, o jejum intermitente simplifica as coisas e promove um ambiente mais favorável para você queimar gordura e mudar seus hábitos.
O “segredo” para definir o abdômen
Por mais que as pessoas queiram lucrar nas suas costas querendo fornecer produtos e meios mais fáceis para definir o abdômen, no final, tudo vai depender de quanta gordura você consegue queimar para fazer o abdômen parecer e de alguns exercícios para dar ênfase aos gomos.O “segredo” real é ter paciência para chegar lá. Ao mesmo tempo que não é fácil, não é complexo como certas pessoas de má índole querem que você acredite.
Abdômen definido em três passos simples
Reviewed by a
on
outubro 23, 2017
Rating:
Nenhum comentário